Observatório
Observatório
O Observatório parte da premissa de que são direitos humanos e sociais a qualidade de vida e o acesso igualitário aos bens existentes e à participação política. Assim sendo, propõe-se a contribuir para a promoção do pensamento crítico e a pluralidade de pontos de vista e a conferir abrangência e rigor ao debate sobre a desigualdade, a pobreza e a proteção social no Mercosul. Objetiva, dessa forma, subsidiar a formação de opinião e a ação política dos diversos autores e atores sociais.
O Observatório foi idealizado e criado a partir da necessidade de proporcionar um instrumento de consulta, pesquisa, informação, divulgação e denúncia para a comunidade acadêmica e a sociedade, de modo a contribuir para a mobilização e articulação de ações de interesse público.
O Observatório disponibiliza, veicula e monitora informações que abordam o processo de fortalecimento do Mercosul, mas, sobretudo, visa a contribuir para a elaboração e articulação de estratégias voltadas para a superação das assimetrias econômicas e sociais existentes entre os países que o compõem.
Como espaço virtual, o Observatório busca proporcionar diversos links que destacam temáticas associadas a estudos, pesquisas, práticas e eventos na área social que problematizam a questão da desigualdade, pobreza e proteção social. Um desses links, “Informativo Mercosul +1…”, visa a divulgar matérias enviadas pelos colaboradores ou elaboradas pela coordenação do Observatório, bem como assuntos tratados pela imprensa e que se destacam no Brasil, na Argentina, no Uruguai, Paraguai, na Venezuela, no Peru e Chile.
O site também é um espaço disponível para pesquisadores, profissionais e estudantes comprometidos com a superação da extrema desigualdade existente, portanto, eles individualmente ou institucionalmente podem se cadastrar e atualizar seus dados, contribuindo assim para que o banco de dados esteja com informações precisas e atualizadas.
Sugestões e apreciações sobre o site ou sobre as temáticas contempladas nele podem ser enviadas para o endereço:
coordenacaoobservatorio@cse.ufsc.br
Profa. Dra. Rosana de Carvalho Martinelli Freitas
Coordenadora do Observatório da Desigualdade, Pobreza e Proteção Social no Mercosul
Fábio Carneiro
Bolsista do Observatório da Desigualdade, Pobreza e Proteção Social no Mercosul